Subscribe Us

header ads

Umarizal trabalha na elaboração do Plano Municipal de Educação.

Professores de Umarizal e outros 11 municípios participaram nessa terça, 21, e quarta-feira, 22, de um encontro de formação para elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento aconteceu no Sala de Reuniões da Diaconia e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do município de Umarizal para sua realização.

De acordo com a professora e coordenadora técnica do Ministério da Educação (MEC), Vitória Ferreira os encontros de formação vem acontecendo desde o mês de abril e tem como principal foco a implementação de políticas públicas voltadas à educação. “Trabalhamos principalmente na efetivação da elaboração dos planos municipais de educação em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), que diz que todos os estados e municípios devem implantarem, elaborarem e adequarem em seus municípios os planos municipais de educação”, destacou.

A educadora destacou a importância do Plano Municipal de Educação e frisou o papel dos municípios na elaboração do mesmo. “Esse Plano deve contemplar desde a educação infantil até a educação superior no caso da graduação e também a pós graduação. Nele deverá conter os principais anseios da sociedade, as necessidades, o que se tem tido como problema como por exemplo a falta de creche, a falta de educação no sentido de ampliação de vagas no ensino fundamental 1 e 2 e educação profissional”, explicou.

No caso de Umarizal, Vitória reforçou que o município avançou e frisou também o apoio da Secretaria Municipal de Educação na realização do evento. “Vimos a preocupação do secretário Berguinho, a preocupação da equipe em fazer com que as coisas andem e principalmente o apoio que tem nos dado. Isso faz com que a gente esteja fortalecido frente ao principal problema, que é justamente a sensibilização dos gestores municipais frente a elaboração dos planos”.

A coordenadora destacou que depois da formação em Umarizal, a próxima fase será trabalhar para realização de uma Conferência Municipal de Educação. Essa fase seguinte vem dar um respaldo fazendo com que todo esse trabalho feito seja culminado em uma conferência municipal. Essa conferencia vai mostrar a população o que foi contemplado no plano e ver se os anseios da sociedade foram atendidos”.

Caso aprovado na conferência o Plano Municipal de Educação segue para o Prefeito Mano. “O prefeito vê, volta novamente pra gente e a culminância é com a quinta fase que está prevista para o mês de dezembro que é justamente a fase que enviaremos o documento para a Câmara Municipal aprovar ou não”, Explicou Vitória.

“Teremos um desafio imenso pela frente e uma responsabilidade também, por que se não houver uma sensibilização dos gestores acerca de fazer com que o plano seja desenvolvido e readequado o nosso trabalho enquanto técnicos do MEC não chegara até a população a quem se destina”, finalizou.
Além de educadores de Umarizal, estiveram presentes professores de Almino Afonso, Itaú, Lucrécia, Martins, Patu, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes e Viçosa. Representando o legislativo municipal esteve presente o vereador Zé Moura.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Edição: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira.



Postar um comentário

0 Comentários