Subscribe Us

header ads

Prefeitura de Umarizal promove aula inaugural de mais 4 cursos do Pronatec

A Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Maia, representando o prefeito Mano Onofre participou nessa última sexta-feira, 05, da aula inaugural de mais 4 cursos do Pronatec – Brasil Sem Miséria, pactuados pela Prefeitura de Umarizal com a Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ. Os cursos são de Agente Comunitário de Saúde, Agente Comunitário de Endemias, Manicure e Confeiteiro. Serão beneficiados mais de 70 pessoas.

De acordo com o gestor demandante do Pronatec Umarizal, Glauber Luciano, já mais de 500 pessoas beneficiadas em Umarizal através dos cursos que o prefeito Mano e a equipe da Secretaria de Assistência Social vem conseguindo trazer para Umarizal. “O município é privilegiado, pois já ofertamos muitos cursos e se Deus quiser vamos ofertar ainda mais. E quero dizer que quem ainda não teve a oportunidade de fazer algum desses cursos aguarde e que iremos ofertar mais vagas para quem ainda não fez”, disse.

A secretária Sandra Maia reforço o esforço da administração de Mano em capacitar e formar novos empreendedores e trabalhadores para o mercado de trabalho. Sandra disse que a busca por cursos para Umarizal irá seguir até o final da gestão de Mano. “Vamos continuar com os cursos até o final. É um trabalho muito grande conseguir esses cursos, mas não cansamos. Estamos sempre pedindo para vir cursos para cá. Tem aluno que já está no segundo curso, e tem gente que fica chateado com isso, mas os alunos podem fazer até dois cursos, então não podemos impedir que eles façam, mas quando vier a terceira etapa o aluno que já fez dois dos cursos não poderá fazer o terceiro. Será dado a oportunidade para quem não fez ainda”, explicou.

Também esteve presente na aula inaugural em Umarizal Supervisor do Pronatec da EAJ, Anderson Patrício. Ele falou sobre a transformação social que os cursos vem realizando nos mais de 70 municípios onde a Escola Agrícola atua.

“Em alguns municípios temos relatos e tem a consolidação. A gente vê que os alunos tem conseguido mudar de vida e muitos aproveitam esses cursos para descobrir uma profissão e querem cada vez mais aperfeiçoar. A gente tem notado principalmente nos municípios que a gente tem sequenciado os cursos e temos observados pessoas que abriram seu negócio ou estão empregados”, Frisou.

O supervisor enalteceu a iniciativa de gestores que vão em busca dos cursos para seus municípios como é o caso de Umarizal onde diversos cursos já foram conquistados através do Sistema S. “Esses curso do Pronatec funcionam por duas modalidades. São duas faces. A face do ofertante e o demandante. Nos dá EAJ somos o ofertante e o demandante que são os gestores. O município é a chave. Ele que nos procuram, mostram o interesse pelos cursos como fez o prefeito Mano aqui em Umarizal, e a gente traz os cursos com muito prazer para os municípios que nos procuram”, finalizou.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Editor: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira.









Postar um comentário

0 Comentários