Subscribe Us

header ads

A importância das festas juninas por Sergio Rubens


Espaço: Educação e Cultura
O mês de junho chegou e traz com ele muitas festividades. Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro, por isso, são chamadas de festas juninas, em homenagem a São João. 

As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses na época da colonização, mas existem muitas influências brasileiras na tradição dessa festa, principalmente na parte da culinária com a mandioca, milho, jenipapo e leite de coco, assim como há fortes traços nacionais também nos costumes dessa festa, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor de crioula. Os franceses também influenciaram as festas, incluindo passos na quadrilha inspirados na nobreza européia, já os fogos de artifício foram trazidos pelos chineses.

Levando em consideração que o nosso país teve sua origem no campo, pode-se dizer que as festividades no mês de junho retratam o que há de mais significativo em nossa tradição, a simplicidade do homem do campo, preservando as nossas raízes, promovendo a importância histórica de nosso país. As comemorações do mês de junho representam também as nossas raízes religiosas mediando assim a nossa fé e nossas crenças.

As festas juninas representam hoje diversas contribuições culturais de vários povos que estiveram ou se estabeleceram nesse país com o passar dos anos, assim como serve para conhecermos as tradições que ajudaram a construir a identidade do nosso povo.

Não precisamos importar tradições, nós temos as nossas, que retratam a história dos nossos antecessores e de nossas raízes. Precisamos conhecer melhor nossas tradições e com isso mantê-las vivas para as futuras gerações.

Postar um comentário

0 Comentários